A Mente que Habita o Caos.

Eu havia me prometido fazer uma postagem por mês, pelo menos. Cá estou eu, 7 meses depois da última postagem. Eu não tenho jeito mesmo. ¬¬ Mas vale refazer a promessa? Então tá... vamos lá: prometo fazer 1 texto por mês e pra compensar, esse mês teremos de 2 a 5 textos, beleza? E o primeiro deles é esse.

Aqui vamos falar daquilo que me faz esquecer desse blog às vezes: tempo. Talvez mais que isso, tempo e motivação. Sabe quando você tem tanta coisa pra fazer e acaba não fazendo nada? Você fica cansada só de pensar em tudo o que tem pra fazer e só quer cair na cama e esquecer (mais uma vez!). Sabe quantas séries eu tenho que começar? Sabe quantas séries eu preciso terminar, porque parei no meio e desisti? Sabe quantos livros estão empilhados para eu começar a ler? Sabe quantas fotos das férias de 2016 eu preciso arrumar? Sabe quantas planilhas de organização das finanças eu preciso atualizar? Sabe quantas contas para as férias de 2017 eu preciso fazer?

Deu pra entender o quanto tenho pra fazer, né? A questão é justamente essa: realmente é preciso fazer isso tudo? Preciso mesmo ficar me dando prazos e preenchendo várias "to do lists", postergando para a próxima semana o que eu deveria ter feito semana passada? Talvez, pra mim, seja justamente mais cansativo por isso: eu não esqueço e nem deleto nenhuma "to do list", meu Google Keep possui listas desde sei lá que ano que eu vou mantendo apenas porque "um dia..."

Não consigo entender o motivo pelo qual eu até hoje não terminei de ver House Of Cards ou o motivo pelo qual eu não li aquele livro do Augusto Cury que comprei em janeiro. Acho que a questão não é prazo pra terminar, mas sim uma data de início. Todo dia me prometo começar algo e apenas vou adiando... "Hoje vou escrever no Blog!" "Ih, hoje não dá mais, tá.. mas amanhã, eu escrevo mesmo..." E assim passei os últimos 7 meses. Quem nunca, não é mesmo? Acontece que eu estou com várias bolas de neve que só aumentam e eu não ando com motivação pra esquiar nessa neve.

Acho que o tempo eu até tenho, só não tenho vontade mesmo. Ora, se não tem vontade, não faz! Simples! Nem tanto. E nem vou ficar aqui culpando signo (Virgem) ou ascendente (Peixes); a culpa é minha mesmo, sou assim porque sou e isso não tem nada a ver com a casa de Saturno. Tem a ver com reconhecer as falhas e tentar melhorar. Como melhorar? Bom... já estou escrevendo, não é uma evolução? Semana que vem inicio outro projeto pendente. E é isso o que acontece! Tenho tanta coisa que me consome tanta energia (mais de planejamento que de execução), que quando faço uma, eu me sinto com meta cumprida e me dou um "tempo" para, enfim, iniciar outra; só que se eu somar esse tempo que me é dado ao tempo em que eu fico nessa de "vou e não vou", o resultado não é dos melhores.

Falta tomar uma vitamina pra dar aquela animada!
Falta fazer yoga!
Falta meditar!
Falta vergonha na cara!
Falta... falta apenas não se pressionar e começar aos poucos, sem pressa, sem compromisso, apenas realizando pequenos passos. Pode ser?

Ahh, mas isso é óbvio! Mas óbvio pra quem? Porque pra mim nunca foi, se fosse, eu não ficaria alinhando minhas planilhas diariamente, tentando encaixar entre um "fazer a janta" e "ver Masterchef" um episódio de Mr Robot, que eu ainda não terminei e a terceira temporada já vai estrear, eu preciso começar a segunda logo, mas não terminei Black Mirror, mas já viu o trailer de Justiceiro? Vou colocar na planilha... Eu nunca vi Valente, vamos ver? Mas eu preciso ver A Lista de Schindler antes e depois ler Petrus Logus pra começar a ler sobre Desobediência Civil.

Deu pra ter uma ideia de como a minha mente trabalha? Como se organizar para fazer algo quando se está pensando em tudo ao mesmo tempo? Isso cansa, desmotiva e quando vejo, estou sem tempo pra fazer qualquer coisa e apenas vou dormir. E isso é um looping. Chega a ser interessante: como pode-se pensar tanto em curto espaço de segundo, não?

É como se existisse uma galáxia dentro da minha mente e eu devesse pensar em todos os astros, os planetas, as estrelas, os sóis e não conseguisse criar nenhuma estrela nova. É um mini caos interno tendo que ser controlado o tempo inteiro, não me permitindo fazer nada mais que isso: controlar. E gente, vou contar, controlar uma mente caótica e necessitada em controle (que redundante) é cansativo, muito, demais, bastante.

Mas é preciso tentar e dar um passo de cada vez, sem pressa.... Como se fosse uma reabilitação, sabe? (Nunca estive em uma, mas acho que deve ser assim) Não precisa mudar nada drasticamente agora, como fazer as coisas com calma, por exemplo; posso apenas respirar fundo e controlar (* - *) o tempo "livre" que tenho, sem precisar fazer tudo no mesmo dia, mas começando aos poucos... Eu posso, por exemplo, começar um episódio de uma série hoje e terminar amanhã (mentira, não posso não, isso seria quebrar minhas regras internas). Ok, nada tão desruptivo assim... posso apenas, ver um episódio daquela série mais curta, então. Que tal? É acho que vou começar por isso. Sem pressa, sem prazo. :)

Vou até colocar isso numa planilha nova pra ir controlando! :D

Comentários