A incrível viagem ao Nordeste Brasileiro - Bahia

E olha que maravilha!!!
Nossos lugares novos em 2015 foram finalizados no MA-RA-VI-LHO-SO Nordeste. De verdade, um lugar que eu voltaria todo mês se pudesse. Acho que depois de Portugal, foi o lugar que mais amei conhecer. Foram 5 cidades, em 2 estados: Ilhéus e Salvador, na Bahia; e Recife, Porto de Galinhas e Olinda, em Pernambuco. Eu ficaria por lá uns 2 meses só curtindo e comendo as maravilhas que nosso povo cria e cozinha.

Vamos começar pelo começo: Bahia!
Hoje me restrinjo à apenas 2 locais baianos, Ilhéus e a maravilhosa capital, Salvador.

Ilhéus é a tipica cidade praiana, tudo gira em torno disso por lá. Foram apenas 2 dias, mas foram muito bem aproveitados. A cidade é pequena e simples, às 19h todo o comércio fecha e você se vê obrigado a ficar pelo hotel ou caçar alguns bares que ainda encontram-se abertos. As coisas parecem girar em torno do sol e quando este se põe, tudo cessa. Uma das praias mais famosas é a Praia dos Milionários, calma, sem muitas ondas, água escura, mas uma areia claríssima.. todos os quiosques atendiam na areia e pareciam ser bastante simpáticos, com ótimo atendimento. Já na cidade, o Bataclã é um dos pontos altos. Residência de Maria Machadão que serviu de inspiração para o ilustre Jorge Amado. Dentro do Bataclã encontramos o melhor contador de histórias: Sr José Delmo. E ele, além de tirar fotos, nos contou toda a história do Bataclã que se fundia à história da própria Bahia e do Brasil. Uma figura ímpar, o Sr Delmo; fico muito feliz te ter encontrado uma pessoa tão simples e tão inteligente na minha vida. Ilhéus me deixou boas lembranças... quem sabe um dia eu não volte e passe mais tempo? ;)

Salvador... cara, que terra maravilhosa. Eu poderia viajar todo ano pra lá. É aquela cidade burburinho, bem quente, com bastante gente pra todos os lados, bem movimentada, com muitas atrações, muitos restaurantes, muitos bares, tudo parece ser festa por lá.. até numa comum terça-feira. O hotel em que ficamos foi um hotel mais comercial, bem no centro mesmo, perto da praia da Barra; um hotel bem bacana, limpo, novinho e com atendentes bem simpáticos e atenciosos, nos deram bastante dicas quanto ao que fazer por lá. O Farol da Barra, o Elevador Lacerda, o Pelorinho... lugares únicos, que por mais que te falem como é, somente indo e vendo pessoalmente. Quanta história sendo vivida em poucos dias.  Comidas pesadas, fartas e bem saborosas em todos os lugares que fomos. Infelizmente era tanta coisa pra ver e visitar, que não fomos à praia, mas fomos ao Projeto Tamar. Cara, to pra ver projeto mais adorável que esse... conhecimento sobre as tartarugas marinhas sendo difundidos para todas as gerações, tartarugas de 1 mês, tartarugas de 150 anos... imensas e tão frágeis. Uma maravilha a ser admirada.

Enfim, a Bahia é tão calorosa quanto eu imaginei, tão festiva (mesmo em Novembro), tão negra, tão bela, tão guerreira, tão coração grande, tão simpática, tão movimentada, tão... Brasil. Ali há um retrato resumo do nosso país, nada mais belo e tão maravilhoso. Ansiosa pela oportunidade de voltar. :)

















































Comentários