Realizando um sonho... Minas Gerais!

Já contei à vocês que em 2014, além de Portugal <3, fomos conhecer um pouco do Brasil? E eu já contei que sempre quis conhecer Minas Gerais? * - * Unindo o útil ao agradável, passamos 9 dias por 4 cidades mineiras: São João Del Rey, Tiradentes, Ouro Preto e Mariana. E agora, conto um pouquinho pra vocês desse passeio maravilhoso e encantador... além de extremamente cultural e histórico.

Nossa viagem começou em 26/12, primeiro destino: São João Del Rey. Gente, mas que fofura de cidade, toda antiga, toda calçada com pedrinhas, cheia de história e quente. MUITO QUENTE! Foi lá que quase tive insolação (nunca havia tido isso antes). Pra começar, como sempre, nos perdemos pra achar o hotel... quando o achamos tivemos a certeza que foi uma excelente escolha. Quartinho pequeno, mas aconchegante, todo no estilo colonial e com piscina, o que pro Sérgio foi perfeito... parece um peixe, apesar de não gostar do animal. rs

Uma cidade calma e tranquila, com uma ótima comida e ótimos drinks, um povo simpático, muita história e casas fofas. No centro tem apenas um único prédio, que destoa de tudo e o faz ser feio com isso. rs As ruas são vazias e o sol... não preciso nem comentar. rs Apesar de ter um povo simpático, o atendimento ao público não é dos melhores, uma pena. Outra pena foi não ter comido o famoso pastel de angu, ouço reclamações até hoje por isso... ¬¬
Um detalhe que incomodou bem o Sérgio foi a presença constante do nome "Neves", como se a família de Tancredo e Aécio tivessem feito alguma coisa por lá diferente do registro de naturalidade por lá.

No meio da viagem em São João, pegamos um trem até Tiradentes pela bagatela de R$ 50,00 por pessoa, ida e volta. Achei caro! O caminho é descobrir que esse Brasil não é metade do que pintam por aí... é maior, mais bonito, mais verde, mais rochoso... Uma mistura só. Enfim, Tiradentes é uma cidade bem pequena, que se resume ao seu pequeno centro histórico, a infraestrutura é focada no centro, fora dele, chão de terra e charretes. Mas é uma gracinha! Igrejas simples, porém belas. Quando está sol é bem quente, mas é difícil achar algum lugar que venda água fora do centro, uma casa ou outra vende garrafas de água para os turistas desavisados (nós). É bem legal e merece uma visita.

No dia 30/12 rumamos em direção à Ouro Preto. Que encanto de cidade! Um sobe e desce sem parar, quando está em um lugar plano é porque você está na praça central, fora isso, é ladeira. Muitas igrejas, dezenas delas, muitas mesmo... mas para visitá-las, tem que rezar, rezar muito, pois elas ficam fechadas. Na hora das missas, corra! Quem sabe você consegue ver umas três igrejas. Mas é em Ouro Preto que está a segunda igreja mais rica em ouro do país, sim, esta vale uma missa inteira. Ouro Preto te faz viajar só em admirá-la, é uma volta completa no tempo, com seu verde, suas minas, suas ruas perfeitamente "empedradas".

A virada do ano foi ouvindo músicas dos anos 80/90 no clube da cidade (Ouro Preto Tênis Clube), foi diferente, meio calmo ou meio parado. Ficamos sentados à mesa, depois dançamos um pouco na pista, vimos os fogos e depois voltamos pra casa... Não tinha algo muito diferente ou mais animado que isso. rs De qualquer forma, foi ótimo! 


Ótima também é a comida, quanta coisa boa! Infelizmente a comida mineira mesmo é difícil de achar, tivemos que procurar bem... em compensação as pizzas e massas eram achadas aos montes. O Museu da Independência, que fica na praça central da cidade é enorme e maravilhoso, vale demais a visita.


Num dia pegamos o ônibus (desses normais mesmo) e rumamos pra Mariana. Cidade pequenina, tranquila, onde a visita é rapidinha. É mais plana, o que (pra quem se acostumou com as ladeiras de Ouro Preto) parece confundir mais, porém é apenas impressão. Por ser, em sua maior parte, plana não significa que não havia subidas... Sim, elas existem em todo lugar! Visitamos mais igrejas, mais ruas e casas históricas, suas praças lindamente enfeitadas (lembrando que era período de Natal). A chuva que chegou rápida e forte veio pra acalmar o passeio e nos fazer sentar, apreciar o tempo abafado e chuvoso enquanto nos deliciávamos com quitudes encontrados numa vendinha que nos serviu de abrigo.


Foi uma viagem perfeita pela história do Brasil. Na verdade, um pequeno pedaço de história desse país enorme e tão encantador. Vale a visita, vale a volta, vale todo o valor investido, vale rever as fotos... vale suspirar só de lembrar.


*Infelizmente não dedico tanto tempo à esse blog quanto gostaria, então depois dessa viagem ainda tivemos mais duas. Uma delas já tem quase 1 ano... Prometo colocar tudo em ordem ainda esse mês. :)
























Comentários

Postar um comentário