Sentimentos... como lidar?

Sentimento... palavra fácil. Tão fácil quando falar ou escrever: amor, saudade, carinho, tristeza, raiva, ansiedade. Mas e para lidar com eles? E para transmití-los sem magoar ou assustar? E para demonstrá-los sem que se machuque alguém ou a você mesmo?

Não existe manual, infelizmente. Não existe regras, não existe conselhos que ajudem, na verdade até ajudam, mas não em todos os casos. Sendo assim como agir? Eu adoraria responder essa questão, me daria uma segurança e uma confiança imensa fazer isso, mas infelizmente também corro atrás da resposta.

Sou, por natureza, estressada, impulsiva, ansiosa, carente, bipolar e tenho uma memória que não me deixa na mão; ingredientes suficientes que me fazem explodir quase sempre, rs. Mas, ultimamente, ando revendo conceitos e minhas explosões estão com baixa frequência e menos impacto. Às vezes quando explode, ainda dá tempo de reparar os danos. Para uma pessoa que é tão intensa, tudo é absorvido e como lidar com tudo que é absorvido? Terapia!!! Foi a conclusão que cheguei! rs

Não necessariamente aquela que se deita em um divã e fala até o fim do dia, mas aquela em que simplesmente se para e pensa a respeito das coisas, 5 minutos são tudo antes de explodir e podem fazer uma gigantesca diferença. A terapia que me propus fazer é comigo mesma, não pago por ela. Fica mais fácil lidar com sentimentos quando pensamos; parece estranho, mas é verdade. Se eu pensasse sempre, não teria explodido nunca. Não importa onde ou com quem se exploda: trabalho, casa, namorado (a), amigos... A questão é que se você, por vezes, parasse 5 minutos e pensasse, as consequências seriam menores. Falo por experiência!

É difícil não ser impulsiva ou deixar aquelas palavras, que querem sair, guardadas. Mas muitas vezes nos arrependemos de dizê-las, sendo assim, porque não evitar?

Cada passo de cada vez e eu já caminhei um bocado, não cheguei na metade e sigo com eventuais explosões. As desculpas, que nunca soube pedir, hoje já fazem um feito maior. Ainda devo algumas, mas cada uma tem seu tempo, ainda me assusta pedir, ainda me machuca a causa da explosão, mas o dia de cada uma vai chagar.

Me machuco, me assusto, me iludo, amo, sinto saudade, sinto raiva e não sei expressar quase nada disso. Talvez eu ainda caia, ainda machuque e seja machucada, mas a cada lição a gente vai aprendendo. E cada dia crescendo um pouquinho...

Pronta para mais um dia de terapia? Nunca estou!
Enfrentar sentimentos é algo muito intenso e tenso, mas se não o fizermos, como aprenderemos? Como viveremos? Pronta não estou e sei que vou explodir de novo, de novo e de novo.. até entender que não vale a pena ou não era necessário. Mas até lá, cada passo de cada vez e cada lição de cada vez.

Passei pela lição de ontem, fui reprovada na lição de hoje.
Mas não me abato, sei que amanhá tem outra e vou passar.

Sentimento... fácil de falar, difícil de sentir.

Comentários

  1. "até entender que não vale a pena ou não era necessário. Mas até lá, cada passo de cada vez e cada lição de cada vez." Você resumiu bem, um dia de cada vez, o importante é aprender a cada erro e queda. Sentimentos como tuda na vida deve vir dosado com equilíbrio, e equilíbrio se alcança trabalhando o autodomínio. A cabeça está sobre o coração, e é como diz o velho ditado: Quando a cabeça não pensa, o corpo (inclusive o coração)padece. Siga nesse caminho e você será uma pessoa bem mais leve e feliz. Conta comigo! Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário