PodTreta - Militância


Depois de muito pensar em como eu lidava com os assunto diários do Brasil, do mundo e da vida, eu resolvi fazer um podcast para falar sobre eles, com uma visão bem pessoal e confusa, como qualquer pessoa em constante evolução, crescimento e transição de pensamentos, ideias e opiniões.

Antes eu via um assunto ou acontecimento no dia e compartilhava no meu instagram pessoa, às vezes com textão, outras não. Geralmente, fazia isso nos stories, pois como brasileira sei que são muitas notícias que te fazem pensar, refletir, explodir, exigir, enfim... os stories dão a rapidez e, ao mesmo tempo, a fugacidade que os eventos têm, o que muitas vezes é inversamente proporcional à importância do tema.

Eu sentia falta de entrar mais num assunto, de falar mais abertamente sobre as coisas. Ao mesmo tempo fui notando uma necessidade minha de abrandar o tom, de tentar ser mais receptiva no que eu falo, a fim de fazer o outro ler e até trocar ideias sobre. Tento ser atenta a diversos temas e debates, uns eu tenho maior propriedade, noutros eu careço de troca, leitura, conhecimento, mas é sempre bom olhar e se permitir olhar as questões sob diversas óticas.

Talvez os 30 tenha me feito mais questionadora do que eu imaginava, questionar o ponto que estou inserida, o que quero pro futuro, como imagino esse futuro, como pode ser construído e num sentido político, econômico, ambiental e social. Esses questionamentos me permitem ir além do que estou, me permitem questionar meu ponto de comodismo, meu lugar no mundo, minha profissão, afinal, ser publicitária e trabalhar com marcas grandes e famosas requer um pensamento muito desprendido do que eu, enquanto pessoa, quero e o quanto eu, enquanto profissional, promovo. Será que está certo? Será que eu não estou problematizando demais? Talvez sim, talvez não... pra saber, só seguindo e seguir, nesse momento, é ir ao encontro do que eu acho certo, coerente e honesto comigo mesma.

E isso significa poder falar abertamente sobre as minhas opiniões, sem precisar ficar receosa ou preocupada com o que podem pensar ou sobre como um determinado "cliente" ou potencial "cliente" possa entender a minha opinião pessoal sobre as questões que eu não concordar em qualquer âmbito. Significa também, criar um espaço exclusivo para esses debates e para colocar essas opiniões que podem mudar ao longo do tempo, como tudo na vida. Não que meu instagram pessoal terá menos conteúdo, mas sim, me permitir aprofundar em determinado tema ou evento, conforme julgar necessário, sem precisar lotar o feed da galerinha. :)

Bom, acho que é isso e o primeiro podcast, oficialmente falando, que farei é sobre um tema que tem me incomodado um pouco: militância. O que é? O que fazer? Tudo é militância? Como introduzir isso?

Então, toda quinta-feira, teremos episódios novos e nem sempre com assuntos do momento ou com linearidade, mas apenas conforme as questões e as confusões forem surgindo. :) É isso, 'vambora'?

Comentários